quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

As Origens do Kimono do TAI-FU

O Kimono é a indumentária de prática do TAI-FU, Ele possui cores que identificam o praticante pertencente a arte, e alguns símbolos que trazem informações sobre o praticante, como já descrito aqui em nossa página.
Muitos falam sobre a introdução desta veste em artes marciais a partir do Mestre Jigoro Kano, que com certeza influenciou muito nossas práticas, mas poucos sabem que o kimono tem uma história um pouco mais longa.
Keikogi típico de artes marciais modernas

Os primeiros kimonos japoneses foram fortemente influenciados pelas roupas chinesas tradicionais, conhecidas como vestes HAN, também chamada hoje como Hanfu (Kanfuku em japonês). Hanfu eram robes de seda chinesa, considerados a veste histórica do povo chineses Han, que era usado há milênios até a conquista pelos Manchus e o estabelecimento da dinastia Qing em 1644.

Hanfu

Com os Manchus (povo da Manchúria), eles trouxeram robes mais estilizados, os mais formais são conhecidos como Chaofu e os semi-formal Jifu. Entretanto a maior representatividade é o Sijigiyan, a veste  mais icônica do povo Manchu.

Sijigiyan - A veste clássica da manchuria

Enquanto isso no Japão durante a era Muromachi (1392-1573 dC ), o Kosode, um quimono único considerado anteriormente cueca, começou a ser usado sem o hakama (calça-saia) sobre ele e, assim, começou a ser mantido fechado por um obi "cinturão".

Influenciado pelas referências chinesas, pela tradição Manchu, e pelas vestes japonesas (uma vez que o país recebeu seus influentes guerreiros Fumanchus), os Mestres do TAI-FU desenvolveram o seu kimono escolhendo as cores Dourado e o Azul Celestial Trançado, que representam o ouro da Terra (elemento TAI), ou seja o melhor que a terra pode prover; e o Céu estrelado que representa a ascenção que o praticante busca em seu aprendizado. Esta foi uma referencia direta a sabedoria do Imperador Nurhaci.
Imperador Nurhaci

Já em meados de 1906, o Mestre Jigoro Kano decide criar uma vestimenta que atendesse as especificações do judô, daí nasceu o judogi uma vestimenta simples porém resistente e de baixo custo. O dogi (uniforme de treino em japonês) foi tão bem aceito que posteriormente foi também usado pelo codificador do karatê moderno e pelo criador do aikido, sendo posteriormente largamente usado por demais escolas e estilos.
Vestes Manchus para treinos, retratada em quadro

Atualmente nossa indumentária aproveita-se também dos conhecimentos deste mestre, na busca pela vestimenta ideal para treinos.


Fonte de Imagens: Google e Wikipédia

2 comentários:

  1. Quero faixa de cabeça para competir, quanto custa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Majui Gisun original (faixa na cabeça) está disponivel para os alunos que realizarem os cursos extracurriculares "Métodos preparatórios para Competição" e "Meditação pré-campeonato". Mas também vendemos a cópia dela que qualquer um pode usar por apenas R$49.90,00

      Excluir