Durante séculos, a arte marcial chinesa
permaneceu a mesma, mas no meio o século 19º isso mudou sob o impulso do
grande mestre Guo Yun Shen, chamado de “conquistador do meio mundo”,
era o maior perito do seu tempo em Xingyiquan (boxe da unidade corpo e
mente). Enfatizou o Zhan Zhuang e simplificou os movimentos, então
transmitiu a sua arte a Wang Xiang Zhai, seu melhor discípulo.

Por volta de 1925, enquanto ensinava
xingyiquan, Wang notou que seus estudantes estavam dando muita atenção a
forma exterior, a um determinado conjunto de técnicas, e muito pouco ao
aspecto mental. Então ele começou a empregar mais amplamente os
exercícios do zhan zhuang e outros métodos de treinamento similares
aqueles utilizados atualmente no yiquan/dachengquan, e colocando menos
ênfase na prática de formas. Ele mudou o nome do sistema para Yiquan,
descartando o elemento Xing (forma). A história do novo sistema começou
deste ponto. O primeiro estudante de yiquan em Beijing foi Qi Zhidu. Em
Tianjin juntaram-se: Zhao Enqing (Zhao Daoxin – o vencedor do torneio de
luta livre de Todos Esportes de Competição da China; também famoso por
derrotar o pugilista Andersen da Noruega, tendo incômodos chinelos nos
seus pés; fundador da versão de Xinhuizhang, grandemente baseado no
baguazhang), Gu Xiaochi, Ma Qichang, Deng Zhisong, Miao Chunyu, Zhang
Zonghui, Zhang Entong (quem, em 1950s derrotou o peso pesado chinês de
luta livre o campeão Zhang Kuiyuan que depois disto começou a estudar
yiquan), Qiu Zhihe, Zhao Fengyao, Zhao Zuoyao.
Em 1928, junto com seus estudantes Zhao
Enqing e o mestre de Xingyiquan de Tianjin, – Zhang Zhankui, Wang foi
para Hangzhou onde foi o árbitro do torneio de luta livre do torneio de
Todos Esportes de Competição da China e também demonstrou métodos de
treinamento de yiquan. Seu estudante Zhao Enqing (depois conhecido como
Zhao Daoxin) ganhou o torneio. Então Wang foi convidado para Shanghai
onde fundou a Sociedade de Yiquan. Depois da luta de Wang com o húngaro
Inge campeão mundial de boxe peso leve de 1950, (inclusão posterior
desta luta foi publicada em Londres no “Times”) o yiquan se tornou bem
conhecido. Aqueles que se tornaram estudantes de Wang neste período
foram: You Pengxi (o fundador de versão de kong jin; que em idade
avançada emigrou para os E.U.A. ensinando na Califórnia (morreu em
1983), Gao Zhendong, Zhu Guolu, Zhu Guozhen, Bu Enfu (o campeão chinês
de lutas de boxe e shuai-jiao), Zhang Changxin (o vencedor do torneio de
boxe em Shanghai), Zhang Changyi, os irmãos Han Xingqiao e Han
Xingyuan, Wang Shuhe, Ma Jianzhao, Ning Dachun.
Han Xingqiao, Zhao Daoxin, Zhang Changxin
e Gao Zhendong ficaram famosos em Shanghai como “os quatro guerreiros
de diamante”. Wang escreveu o primeiro tratado de yiquan: “O Caminho
Correto do Yiquan” Naquele momento o Yiquan de Wang Xiangzhai já era
bastante diferente do que foi ensinado por outros mestres de Xingyiquan.
Wang em seu trabalho critica alguns conceitos populares nos círculos de
Xingyiquan, mas muitas de suas idéias ainda eram baseadas em conceitos
tradicionais aos quais ele se rendeu anos depois. Em algumas fontes de
Xingyiquan o termo “escola natural” de Xingyiquan é usado com referencia
aos ensinamentos de Wang do período de Shanghai.
Um dos banqueiros de Shangai propôs que
Wang organiza-se um time que iria por uma tournée mundial para
demonstrar o poder da arte marcial chinesa. Mas em seguida perturbanções
políticas ocasionaram alguns problemas e o banqueiro abandonou esta
idéia. Durante a permanência de Wang em Shanghai ele se encontrou com Wu
Yihui – um mestre de Liuhebafa a quem ele descreveu como um dos três
maiores mestres que ele conheceu durante suas viagens por toda a China
(os dois outros eram Jie Tiefu e Fang Qiazhuang, já mencionados acima).
Em 1935 Wang Xiangzhai, juntamente com
seus estudantes Bu Enfu, Zhang Entong, Zhang Changxin e Han Xingqiao
mudaram-se para a casa de Wang na vila Shen. Lá eles se concentraram no
treinamento e estudo da teoria da arte marcial. A maioria dos métodos de
treinamento usados atualmente no Yiquan foram desenvolvidos e
aperfeiçoados naquela época. Eles tinham provado que com estes métodos
os estudantes estavam fazendo progresso muito mais rapidamente.
Em 1937 Wang se mudou para Beijing. Ele
ensinou yiquan e aprimorou ainda mais a teoria do sistema. Hong
Lianshun, mestre de Xingyiquan e Tantui era muito famoso em Beijing
naquele época. Quando Hong ouviu falar da habilidade incrível de Wang
ele foi desafia-lo. Depois que Hong foi derrotado e se tornou aluno de
Wang seus alunos passaram conjuntamente para Wang. Entre eles estava Yao
Zongxun (1917-1985), que se tornou posteriormente o sucessor de Wang.
Os outros estudantes de Wang deste período de Beijing eram: Dou Shiming
(quem uma vez com um soco derrotou Gao Yanwang, o guarda-costas do
general Fu Shuangying), Dou Shicheng, Li Yongzong, Yang Demao, Zhang
Zhong, Zhang Fu, Wang Binkui, Yang Shaoqing, Li Wentao, Li Jianyu, Wang
Shichuan, Jiao Jingang, Ao Shuopeng, Ao Shuohong, Tong Guocao.
Em 1939 Wang publicou no jornal “Shibao”
um texto no qual ele convidou todos os mestres de artes marciais para
trocar experiências e idéias. Os convidados geralmente queriam comparar
suas habilidades com Wang. Wang tinha escolhido quatro estudantes que
lutariam em seu lugar: Han Xingqiao, Hong Lianshun, Yao Zongxun e Zhou
Ziyan. Somente depois de derrotar um deles o convidado lutaria com Wang,
mas nenhum obteve sucesso.
Em 1940 em Tókio aconteceu um grande
festival de artes marciais no qual também participou um grupo chinês.
Alguns mestres chineses colaborando com os japoneses foram até lá. O
chefe do grupo tentou persuadir Wang Xiangzhai a quem ele considerava o
maior dos mestres, a participar. Wang recusou. Mas como durante o
festival, os chineses falaram muito sobre Wang Xiangzhai, logo após
muitos japoneses começaram a ir para Beijing para visitar Wang. Muitos
deles desafiaram Wang, e todos foram derrotados. Muitos deles queriam se
tornar alunos de Wang, mas apenas um foi aceito – ele era Kenichi Sawai
que depois criou a sua versão do yiquan conhecido no Japão como
taiki-ken (Sawai era um dos mais famosos mestres de artes marciais no
Japão, ele era consultor de Masutatsu Oyama, fundador do caratê
kyokushin). Embora Sawai fosse estudante de Wang, geralmente ele
aprendia de Yao Zongxun.
Em 1941 Wang apresentou seus seis
melhores estudantes com nomes honorários, expressando deste modo sua
alta opinião sobre suas habilidades. Zhao Enqing recebeu nome Daoxin,
Han Xingqiao – Daokuan, Bu Enfu – Daokui, Zhang Entong – Daode, Zhao
Fengyao – Daohong. Yao Zongxun, entretanto o mais jovem e aprendendo
yiquan por tempo mais curto do que outros, mostrou incríveis habilidades
de aprendizado e recebeu o nome Jixiang, significando que ele seria o
sucessor de Wang Xiangzhai (ji – continuar, xiang – parte do nome de
Wang Xiangzhai). Wang também presenteou Yao com um leque com caligrafia
que é a evidência clara que Yao foi designado como o principal sucessor
de Wang.
Yao Zongxun provou sua habilidade em
muitas lutas, freqüentemente lutando no lugar de Wang Xiangzhai quando
alguém o desafiava. Em 1940s ele também lutou muitas vezes com gangues
de rua, numerosas naquela época em Beijing. Deste modo ele adquiriu
muita experiência em combate real.
O Yiquan já era um sistema completamente
separado do xingyiquan. Os estudantes de Wang sugeriram um novo nome:
dachengquan (arte marcial perfeita) Wang se opôs, porque o nome sugeria
que era um sistema perfeito, e ele mantinha que não havia nenhum limite
para aperfeiçoar a arte marcial. Mas como sua resistência não fora
suficientemente forte, o nome foi usado durante alguns anos e por alguns
é usada até agora. Mas a maioria dos estudantes de Wang depois de certo
tempo começaram a usar o nome de yiquan novamente.
Wang escreveu o segundo trabalho sobre a
teoria de seu sistema: “O Eixo Central do Caminho do Punho” que também é
conhecido como “Teoria do Dachengquan.”Ele era até certo ponto baseado
no primeiro livro” ” Caminho Correto do Yiquan”. Mas Wang se rendeu
completamente a muitas idéias tradicionais. Os métodos de treinamento
eram baseados em diferentes conceitos. Métodos novos possibilitaram
alcançar os mesmos ou melhores resultados mais facilmente e num tempo
mais curto.
Wang naquela época ensinou pessoalmente
apenas seus antigos estudantes, direcionando todos os recém-chegados
para Yao Zongxun. Na metade de 1940s Wang começou colocar mais atenção
ao aspecto da saúde dos exercícios de Yiquan. Ele ensinou pessoalmente o
grupo de “saúde”. Alguns estudantes deste grupo eram: Chen Haiting, Qin
Zhongsan, Yu Yongnian, Bu Yukun, Mi Jingke, Sun Wenqing, Zhang Yuheng,
Qi Zhenglin e a filha de Wang Xiangzhai – Wang Yufang. Em 1947 este
grupo que praticou no Templo dos Antepassados (o qual atualmente ë o
Palácio de Cultura dos Trabalhadores) teve aproximadamente 100 membros.
Muitos deles foram capazes de curar algumas doenças que não poderiam ser
curadas de outro modo. A eficiência terapêutica e a falta de efeitos
colaterais destes exercícios foram posteriormente provadas
cientificamente.
Depois de 1949 a situação não era
favorável para praticantes de yiquan como uma arte de combate. Embora em
1950 Wang fosse designado como vice-presidente da divisão de wushu do
Comitê de Cultura Física de Toda a China, ele logo o deixou. Nos anos
seguintes ele ensinou quase completamente a versão para a “saúde”. O
grupo de “saúde” mudou-se para o Parque do Sol do Yatsen e poderia
praticar livremente.

pacientes treinando zhan zhuang
Yu Yongnian apresentou às autoridades um
relatório sobre os valores terapêuticos dos exercícios zhan zhuang, o
qual resultou na introdução deste método em muitos hospitais por toda a
China.
Também foi pedido a Wang Xiangzhai para
ensinar em hospitais. Em 1958 ele foi apontado para o Instituto de
Pesquisa de Medicina Chinesa Beijing. Em 1961 ele se transferiu o para
Hospital de Medicina Chinesa em Baoding, na província de Hebei. Wang
direcionou o grupo de “saúde” para Yao Zongxun que também ensinou a
versão “combate” para alguns estudantes selecionados. Em 1962 Wang
participou da conferência de qigong onde ele executou alguns exercícios
que foram apreciados com grande interesse.
Wang Xiangzhai faleceu no dia 12º de julho de 1963 em Tianjin.
Enquanto que a versão “saúde” poderia ser
praticada livremente, o desenvolvimento do sistema de “combate”
enfrentou muitos obstáculos. Ele foi praticado apenas em círculos muito
pequenos. O período da Revolução Cultural (1966-1976) foi
particularmente difícil. Yao Zongxun com foi enviado com sua família
para trabalhar no interior. Até mesmo neste período extremamente
desfavorável ele continuou praticando e ensinando seus filhos. Ao final
de 1970 Yao voltou para Beijing em uma atmosfera mais favorável para
começaram a difundir o yiquan amplamente. Ele também trabalhou com
cientistas na adaptação dos métodos de treinamento do yiquan para várias
disciplinas do esporte. Em 1984 ele criou Associação de Pesquisa de
Yiquan de Beijing, e se tornou seu primeiro o presidente.
Atualmente o yiquan pode se desenvolver
livremente na China e esta gradualmente se tornando uma das mais
populares artes marciais chinesas.
O Yiquan é ensinado como uma arte de
combate real, mas competições de tui shou (interação entre parceiros) e
san shou (luta livre) também estão sendo organizadas.
Separadamente do sistema completo do
Yiquan, a versão de “saúde” também é muito popular. Alguns dos mais
famosos experts desta versão são: Yu Yongnian, Wang Yufang (a filha de
Wang Xiangzhai) e Sun Changyou (aluno de Yao Zongxun).
Fonte: Arte Marcial Budista
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