domingo, 12 de fevereiro de 2012

Origem das Faixas Coloridas nas Artes Marciais

Olá guerreiros, hoje vamos falar sobre um aspecto do TAI-FU que influenciou praticamente todas as artes marciais modernas: As Faixas Coloridas.
As artes marciais Japonesas difundiram as faixas coloridas pelo mundo, e com elas o conceito de que seu criador seria Jigoro Kano. De fato, sabemos que Jigoro Kano, revolucionou o mundo das artes marciais em 1883 quando separou seus alunos em graduados e não graduados e ainda mais quando em 1885 ele anunciou o sistema de DANs. 

Mestre Jigoro Kano - Desenvolvedor do Judo

Como sabemos, o Mestre Jigoro Kano era um exímio pesquisador. Para desenvolver o Judo estudou com os mais consagrados mestres, e não foi diferente quando desenvolveu seu sistema de graduação. Entretanto seu sistema de graduação contemplava a faixa branca e a preta, sendo a branca para os Kyus (as vezes também usando a faixa marrom) e a preta para os Dans. O Sitema de Faixas coloridas foi adotado na europa no final dos anos 20.

É claro que "à luz" daquela época havia muitas influências de estilos, já que eram minoria no sentido do esporte. É aí que entra o Mestre Choi Langfu, grande mestre do TAI-FU e grande tradicionalista manchú na época. Mestre Choi, havia recebido na China uma comitiva Francesa. Ao ver os alunos no templo sempre utilizando faixas coloridas a comitiva francesa (mais precisamente a desportista Elise Eileen) levou a ideia para o esporte na Europa.

Mestre Choi é da Linhagem de Mestre Wang (que se dizia mestre de Kung Fu/Shuai Jiao por não poder revelar o TAI-FU para o mundo), onde em 1865 já utilizava o sistemas de faixas coloridas baseadas no Lingzhi Xing-Longdun Yuansu Manzhou (Escudo Estrela Gnose do Dragão Elemental da Manchúria).

靈知龍盾元素滿洲 - Escudo Estrela Gnose do Dragão Elemental da Manchúria
O Escudo estrela gnose do dragão elemental está associado ao misticismo e ocultismo da espiritualidade manchú, onde pode se encontrar bem caracterizado na tradicional canção Manchú em sua referência:

 amba moo sacifi
我们砍伐高大的大树

tumen aniya deijime
可以烧个几千年

amba boo sanggafi
我们组织大家庭

abkai kesi de banjimbi
靠天赐福生活着
-------------------------------
(既伐大木燒億萬年巨室成荷天恩)
 
Esse antigo sistema de Faixas Coloridas se baseava apenas em 5 cores, mas era orientado pelos quatro principios elementais da natureza:

BRANCO - representava a água - DO (caminho): Essa era a primeira faixa e a segunda era branco com ponteira vermelha.

VERMELHO - representava o fogo - CHI (energia): Aqui estavam a terceira e a quarta faixa que era vermelha com ponteira vermelha.

AZUL - representava o céu/ar - FU (amadurecimento do ser): Aqui a quinta faixa e a sexta que era azul com ponteira vermelha.

AMARELO - representava a terra - TAI (corpo): Aqui as faixas tentavam adiquirir um tom dourado sendo a oitava amarela com ponteira vermelha.

PRETO - representa a união dos elementos/cores: Aqui era utilizada a tão famosa faixa preta.

Assim baseando nesse artefato mítico da que simbolizava o misticismo e o ocultismo do povo manchú, a linhagem do Mestre Wang já utilizava as faixas coloridas antes de 1900, esse sitema influênciou praticamente todas as artes marciais do mundo, pelas cores para diferenciar os níveis de aprendizado e também pelas suas ponteiras (hoje mundialmentes conhecidas através das artes marciais Coreanas).

Hoje em dia o Mestre Karlos Kombate (Mestre TAI-FU), não segue o sistema de faixas coloridas da linhagem do Mestre Wang, pois acredita que o Escudo Estrela Gnose do Dragão Elemental da Manchúria possui dogmas vinculados diretamente a religiosidade e ao espiritualismo manchú, por isso ele como escolhido para difundir o TAI-FU pelo mundo elaborou cautelosamente um sistema que captasse a essência da arte sem ferir o direito de crença dos seus alunos.

As unicas entidades no mundo a aceitar, ainda, o antigo sistema de faixas é a International Association of the Manchu Heritage e a FCTFC - Federação Combatentes de TAI-FU do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário