quinta-feira, 20 de outubro de 2011
TÉCNICAS CORPORAIS: ESTILO DO MACACO
Já vimos aqui no blog, anteriormente que no TAI-FU, são 3 os conjuntos de técnicas que iniciam a jornada do aprendiz. O primeiro é o da Graça, o segundo vamos conhecer agora: o Estilo do Macaco.
Assim como a Graça, muitos movintos do Macaco compõem o kihon (técnicas básicas) de nossa arte, entretanto, o Estilo do Macaco avança de acordo com a caminhada do aluno, de forma que suas técnicas são ensinadas inicialmente no 14º kyu (faixa branca) e só será fechado o ciclo de técnicas de golpes, defesas, bases e posturas no 6º kyu (faixa marrom).
O Estilo do Macaco no TAI-FU é conhecida como a arte das 11 armas, pois se caracteriza pelo uso combinado dos dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos, dua canelas e dos dois pés, mais a cabeça; tudo isso associada a boa preparação física que só a nossa arte tem, a torna uma luta de contato total muito eficiente.
O Estilo Macaco carrega em seus movimentos a utilização das características e do espírito do Macaco. Em suas técnicas, há constante alteração no balanço do corpo, com rápidas trocas de posturas, com posições altas e baixas, sendo necessárias muita flexibilidade e força de explosão do praticante. Há a utilização de variadas técnicas de punhos, chutes (dos mais altos aos rasteiros), pulos, torções.
Muitas técnicas desse estilo usam todo o movimento do corpo, em que o praticante gira os quadris em cada chute, soco ou bloqueio. Essa rotação dos quadris, e a concentração intensiva no centro muscular do corpo, é a base da diferença entre este e os demais grupos de técnicas corporais no TAI-FU.
É dado destaque para uma técnica tradicional em que o praticante aplica um ataque subindo no adversário, sempre visando pontos vitais. No total, há a prática de mais de cem formas, contando as formas com o corpo, e também com e sem armas. No aprendizado podemos dar ênfase ao ensino prático-eficaz de armas como o Sanchaku (bastão de 3 seções), Guandao (arma longa de corte), Facões, Espadas, Bastão, Caneta Giratória e Maça.
Retirado do manual técnico da Confederação Panamericana de TAI-FU Intermodalidades
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário