quinta-feira, 9 de junho de 2011

Meditação: Princípios do NONG FA ZEN CHI DO

Ressonância Universal

Um praticante completo, gasta boas horas de seu dia em uma meditação dedicada. Já vimos no início deste capítulo que a meditação nos proporciona relaxamento, concentração, revitalização e manipulação de chi. Em técnicas mais avançadas conseguiremos controlar o metabolismo, projeção astral, entre outras habilidades de condicionamento supremo do poder espiritual.

O que muitas vezes negligenciamos é que a meditação do TAI-FU nasce da busca do aprendiz por respostas, respostas que ele só encontrará dentro de si mesmo, travando uma luta contra o seu eu interior.
Baseando-se nessa luta interna, os nossos mestres antepassados, desenvolveram um caminho diferenciado para compor a disciplina universal do TAI-FU.  Para entender a meditação do TAI-FU é necessário compreender os caminhos elementais contidos no cerne de nossa arte: TAI FU CHI DO (respectivamente Corpo – Terra; Amadurecimento – Ar; Energia – Fogo; Caminho – Água).

Em seus estudos, os antigos manchús potencializaram a meditação, canalizaram os cinco princípios da fluidade energética do corpo. Para isso aprofundaram-se no conceito dos ideogramas TAI e FU, e chegaram até a denominação representada por três novos ideogramas: Nong (Letra que representa Persistência), Fa (Letra que representa LEI), Zen (Letra que Espiritualidade).

Estandarte Espiritual:
Bandeira de Meditação TAI-FU

Assim chegamos à conclusão de que o Amadurecimento do Corpo (TAI FU) necessita ser mentalmente e espiritualmente calcados na Persistência da Lei Espiritual (NONG FA ZEN), que explicaremos separadamente, passo a passo, no próximo capítulo.

Dessa forma podemos materializar os cinco princípios da fluidade do corpo, no Estandarte Espiritual, que contem as cores que representam os quatro elementos, as cores da Manchúria, a cor dourado que simboliza o tesouro sagrado, os símbolos do TAO (equilíbrio), Baguá (perfeição), Circulo duplo (grande proteção), os ideogramas do TAI-FU (representando a arte como um todo) e os ideogramas Nong (Letra Chinesa que representa Persistência), Fa (Letra Chinesa que representa LEI), Zen (Letra Japonesa que representa Espiritualidade), Chi (Letra Chinesa que representa Energia) e Do (Letra Japonesa que representa Caminho).
Assim, podemos concluir que é de suma importância, hastear o Estandarte Espiritual nos momentos de meditação para que o aluno incorpore o conceito do TAI FU CHI DO através das propriedades de NONG FA ZEN CHI DO.

Símbolos Meditativos

Trecho extraído do livro: “A Experiência do ser Manchú" de Autoria do Mestre TAI-FU, Karlos Kombate

2 comentários:

  1. Nong fa zen chi do "Não faz sentido".
    Tai fu chi do "Tá f0dido
    kkkk Eu devia ter sido apresentado a esse blog antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca é tarde para trilhar o caminho da sabedoria! Não se deixe levar pelos devaneios da mente e o desvio dos significados. A arte condensa a cultura oriental, desde seu verdadeiro berço, a Manchúria. Atente-se aos fonemas, ideogramas e suas representações elementais das forças do universo! Os 9 portais de sua mente estão prontos para serem abertos, venha ser um Taifuka e faça parte de nossa família!!! OSSO!

      Excluir